A Inteligência Artificial (IA) está começando a transformar a maneira como as empresas lidam com impostos. Autoridades fiscais nacionais já estão utilizando robóticas e IA para analisar os impostos de renda de indivíduos. Eles estão determinados em trazer um rigor similar para os impostos corporativos. 

Nos primeiros meses de 2019, as autoridades fiscais francesas coletaram ?640 milhões extras em impostos de renda de indivíduos graças à IA. Rastreadores da web analisaram contas pessoais e mídias sociais para buscar declarações incompletas ou fraudulentas. O projeto, ainda em seu início, detectou ?335 milhões em fraudes de impostos corporativos em 2018. A escala da ambição da França pela IA é grande e é compartilhada por autoridades fiscais em todo o mundo, à medida em que trabalham juntos para combater a evasão. No Reino Unido, a HRMC está lançando seu programa 'Making Tax Digital' (Tornando os Impostos Digitais) para o IVA. Apesar de dores de crescimento iniciais, a HRMC pretende estender este projeto para a coleta da maioria dos tipos de impostos.

A IA permitirá que as autoridades fiscais monitorem o compliance em tempo real. Elas já estão analisando o comércio online, leasing de ativos, pagamentos para subcontratados e notas fiscais de IVA. As implicações para se detectar possíveis fraudes são claras. A IA encontrará pistas escondidas nos dados que humanos podem não perceber. Bancos, sob pressão de grandes multas, começam a ser os primeiros usuários de IA para gerenciar sanções e riscos de compliance.

Tornando a ameaça em oportunidade

Se a aplicação está acelerando o passo da IA em impostos corporativos, é realmente verdadeiro que a IA traz às próprias empresas um mundo de oportunidade. Conforme elas forem entendendo seus problemas de impostos mais claramente, elas verão oportunidades estratégicas que poderiam, de outra forma, não perceber. Preparar-se para este novo mundo demanda transformação em como as empresas lidam com seus dados de impostos.

Os departamentos fiscais das empresas estão no olho do furacão. Eles são constantemente desafiados a acertar com o compliance, minimizar riscos, e se manter à frente das demandas em constante mudança (e nem sempre alinhadas) de reguladores nacionais. Isso sem contar como eles podem reduzir problemas com impostos. Eles devem viver no presente, focando em reduzir impactos de impostos, enquanto se preparam para como a IA mudará seus papéis profissionais. É muito para ser processado mentalmente, e uma mudança dramática na cultura que trata a gestão de dados ao centro do foco.

Emine Constantin, Head Global de Contabilidade & Impostos da TMF Group comenta:

"Os profissionais de finanças de um futuro próximo terão desenvolvido habilidades de TI e serão capazes de relacioná-las à capacidade tecnológica da empresa e sua adequação para atender a requerimentos fiscais em evolução. Cada vez mais, eles precisam ser capazes de operar no nível do conselho para influenciar políticas operacionais e comercias e decisões acerca de impostos."

A evolução rápida da Inteligência Artificial

A percepção da Inteligência Artificial mudou ao longo dos anos. John McCarthy, um dos pioneiros da IA, destacou pesarosamente: "Assim que ela funcionar, ninguém mais a chamará de IA." Ainda que a coleta avançada de impostos tenha sido vista como a grande aplicação da IA, o significado prático do termo está sempre mudando. No passado, a IA foi entendida como aplicações robóticas lidando com tarefas altamente automatizadas. Agora, ele é cada vez mais entendido como Aprendizado de Máquinas, a ciência de ensinar computadores a melhorar progressivamente sua performance em tarefas específicas.

Isto significa resolver problemas complexos utilizando grandes quantidades de dados. A IA imita a inteligência humana de algumas maneiras, mas pode lidar com imensas quantidades de dados de um jeito muito além da capacidade humana. Por si só, ela constrói algoritmos que levam ao caminho certo para realizar uma tarefa. Por meio da repetição, ela aprende a minimizar seus erros.

Poder de análise sem precedentes

Muito do trabalho rotineiro de profissionais de impostos já pode ser realizado por ferramentas técnicas - e com um efeito melhor. Sua pura escala analítica faz com que IA possa detectar padrões ocultos que humanos poderiam não enxergar. Ferramentas de IA aprendem com o dia-a-dia; erros iniciais são corrigidos, e os resultados se tornam cada vez mais refinados e confiáveis. A IA erradica erros de escrituração. À medida em que a capacidade de IA cresce, as empresas desenvolverão arquivos instantaneamente acessíveis de suas práticas de impostos. O potencial para uma análise preditiva poderosa é claro.

Entenda seus dados para gerenciá-los melhor

Para fazer o melhor uso da IA, as empresas precisarão analisar suas estratégias de dados; a fim de garantir que eles coletem os dados que precisarão reportar; coletar dados com mais precisão; e entender para o que precisam deles. Uma grande parte dos dados já existe. A questão é mais a clareza deles.

Isto se traduz em padrões compatíveis na maneira como eles são coletados - eliminando as possiblidades de dados incompatíveis -  a fim de que que números brutos possam ser facilmente reconciliados. Como Emine Constantin avisa:

"O cenário desarticulado - internacional e multi-jurisdicional - onde os dados e encontram em diferentes sistemas, contento um volume crescente de dados, é um possível problema."

Se os dados forem bem gerenciados, isto dará às empresas insights poderosos sobre quão bem elas lidaram com seus impostos no passado e como elas podem fazer isso melhor no futuro. Para organizações que operam internacionalmente, será muito mais fácil identificar práticas fiscais similares. Pesquisas manuais dolorosamente demoradas de bases de dados serão uma coisa do passado. 

 

Para profissionais da área, isto trata uma nova consciência dos processos por trás dos impostos e a codificação e interpretação de dados. Se eles abraçarem as tecnologias emergentes, eles podem transformar sua importância, indo além de um foco fechado em números para um papel mais estratégico na empresa.

O importante é: quando melhor os dados forem entendidos, mais poderoso será o seu impacto.

Os primeiros passos são necessariamente lentos. Treinar máquinas para obter um alto nível de precisão é difícil. Especialistas com as habilidades e tempo para fazê-lo são escassos. Compreensivelmente, os profissionais fiscais e seus clientes ainda estão com um pé atrás em relação aos resultados. Os clientes tendem a sentirem-se mais confiantes se um humano tiver resolvido seu problema. Profissionais de impostos temem que eles podem perder seu trabalho ou ver seu status cair. Eles não devem se preocupar. Os profissionais de impostos ainda adicionarão valor - talvez até mais valor - e a IA não diminuirá a necessidade do toque humano.

Relatório em tempo real

A blockchain é uma outra característica do cenário desafiador. Ela grava transações em tempo real, oferecendo um histórico à prova de fraudes em um livro-razão digital que não pode ser nem mudado nem deletado. Defensores veem isto como a nova fronteira no combate à evasão fiscal. Obviamente, a HMRC e outras autoridades fiscais estão se fixando na blockchain.

O vão atual entre o tempo em que as empresas fecham suas contas e quando elas as reportam desaparecerá. Emine Constantin comenta:

"Uma vez que você tenha inserido uma transação no sistema, você praticamente terá que reportá-la às autoridades fiscais imediatamente."

Estabelecendo uma estratégia

Estratégia e execução são fundamentais. A TMF Group pode ajudar clientes a compreender suas fontes de informação. Emine Constantin destaca a necessidade de dados de alta qualidade para responder às demandas das autoridades fiscais:

"Podemos avaliar a qualidade, avaliar as brechas, e identificar o que precisa ser feito para alimentar corretamente o processo fiscal."

E a TMF Group, com seu alcance global, pode ajudar com o compliance local, especialmente onde as empresas não estão em dia com seus softwares de contabilidade.

A curto prazo, as soluções fiscais de IA se tornarão dramaticamente mais eficazes, levando em conta as leis fiscais nas diferentes jurisdições e as políticas das organizações que as utilizam. Camadas mais profundas de instrução permitirão que as empresas lidem com problemas fiscais de maior complexidade. E este potencial será visto no fechamento do balanço.

Os serviços de contabilidade e impostos globais da TMF Group vêm com um forte compliance local inserido neles.

Experts locais em mais de 80 jurisdições entregam serviços consistentes e qualidade onde quer que nossos clientes atuem.

Um modelo flexível que os apoia à medida em que crescem, enquanto nossos consultores removem incertezas mesmo das transformações mais ousadas. 

Quando se trata de lidar com complexidade e riscos no compliance de contabilidade e impostos internacional, a TMF Group é a resposta única, integrada e terceirizada. Saiba mais aqui.

Originally published 16 March 2020

The content of this article is intended to provide a general guide to the subject matter. Specialist advice should be sought about your specific circumstances.