Paul Akkerman, da TMF Luxemburgo, explica como ele se adaptou à vida na empresa em meio às perturbações causadas pela Covid-19 e como ele vê a evolução do setor de fundos.

Paul se juntou à TMF Group no final de 2019 como Diretor Comercial, Serviços para Fundos, e fica baseado no escritório de Luxemburgo. Com uma rica experiência em diversos mercados, e sete línguas aprendidas, Paul auxilia clientes e potenciais clientes a entender as complexidades de um ambiente multi-jurisdicional. Ele ajuda a criar soluções sob medida para gestores de ativos, desde a formação de fundos até a coordenação de SPVs.

Paul chegou em um momento onde a TMF Group está aumentando suas capacidades no setor de fundos e investindo grandemente em soluções de tecnologia e serviços. Seu papel tem muito a ver com utilizar tempo para analisar o setor de gestão global de ativos e entender as necessidades em constante evolução de gestores de fundos.

Desta maneira, Paul esteve ocupado viajando para diferentes escritórios e fazendo reuniões com colegas e clientes para explicar os serviços da TMF Group para fundos. Então, chegou a pandemia de coronavírus (Covid-19). Empresas tiveram que se adaptar, e rapidamente. Paul discute seus primeiros seis meses na TMF Group, como ele está ajudando clientes em meio à Covid-19, e o que vem a seguir no setor de fundos.

O que atraiu você na TMF Group? O que fez a prática de serviços para fundos se destacar?

“Pode soar clichê, mas o alcance global da TMF Group foi o que realmente se destacou para mim. Eu cresci em Luxemburgo, que é uma mistura de nacionalidades, e fui a uma escola internacional desde os seis anos de idade, onde nós aprendemos a entender diferentes culturas e perspectivas. Como resultado, eu agora falo sete línguas – inglês, holandês, francês, italiano, luxemburguês, alemão e espanhol. Então a natureza internacional do trabalho foi um dos principais fatores de atração para mim.”

“A TMF Group também tem um desejo real de crescer seus negócios no setor de fundos, então a empresa está fazendo grandes investimentos em funcionários, sistemas e tecnologias. É um momento empolgante para se estar envolvido.”

Como a TMF Group pode ajudar gestores de fundos a lidar com este ambiente difícil de operação?

“Com ou sem a Covid-19, gestores de fundos precisam ser capazes de focar em suas atividades principais, que é o investimento. Nós ajudamos gestores de fundos tirando a carga de ruídos diários que evitam que eles foquem nestas questões.”

“Especificamente, ajudamos gestores ao longo dos ciclos de vida de seus fundos, desde o estabelecimento deles até as estruturas subjacentes, administração e relatórios que vêm com estas estruturas, e o onboarding de investidores. Oferecemos um pacote completo. Para mim, este não é só um diferencial de negócios, mas também pessoal, porque trabalhar em todas as peças ao longo do ciclo de vida torna meu trabalho divertido, interessante e variado.”

“Estamos todos, obviamente, tendo que mudar para um modo de trabalho remoto, mas eu honestamente não acho que isso faz uma grande diferença na nossa oferta de serviços. Gestores querem que seus fundos sejam administrados bem. Não importa como nem onde. Nossa mudança de 8.000 pessoas trabalhando em mais de 120 escritórios em todo o mundo para quase todos trabalhando de casa foi perfeitamente executada, graças ao excelente planejamento e execução por nossos times globais de TI e Operações. Estamos todos bem conectados, e o cliente continua no centro de tudo que fazemos.”

Quais tendências você está vendo emergir na gestão de fundos?

“O setor está crescendo tanto em termos de montantes levantados quanto de número de fundos. Felizmente, devido ao tamanho da TMF Group, tenho centenas de colegas com os quais eu posso me conectar para me ajudar a encontrar a solução certa para cada cliente.”

“Luxemburgo está fortalecendo sua posição como um centro para fundos. Ele é um país abençoado com um regulador progressista que ouve o mercado. Por exemplo, a criação de sociedades limitadas especiais em Luxemburgo, que espelham as sociedades limitadas Anglo-saxônicas, aumentou os negócios porque gestores de fundos dos EUA e Reino Unido entendem esta estrutura e isso remove a dor de cabeça de ter que operar em uma jurisdição diferente. Ativos Totais sob Gestão (Total Assets under Management ou AUM) estão se aproximando de US$ 5 trilhões, um montante que só perde para os EUA. Nada mal para um país de 600.000 pessoas.”

Você agora tem seis meses aqui na casa. O que você espera dos próximos seis?

“Espero que eu possa viajar novamente em breve. Ainda há muitos escritórios, colegas e clientes que eu gostaria de visitar. Estou ansioso para ver colegas face a face de novo. Claro que ninguém sabe exatamente o que o futuro reserva, mas espero ver uma ação significativa no espaço de fundos mais para frente no ano. Há uma grande quantidade de ativos líquidos que podem ser utilizados.”

“Os holandeses têm um ditado – ‘nietkletsen, maar poetsen'. Isto se traduz mais ou menos em ‘não fale sobre, faça algo sobre'. Eu acho que é importante não se fixar demais no impacto que a Covid-19 terá. Não estou tentando diminuí-lo, mas vamos tentar também não ser paralisados por ele. Esta mentalidade resiliente tem muito a ver com a abordagem da TMF Group e eu me sinto muito confortável neste ambiente.”

Trabalhando com a TMF Group

À medida em que nossos clientes e seus investidores se globalizam, estão migrando de utilizar principalmente uma jurisdição principal para o levantamento de fundos multi-domiciliados estruturados como uma série de veículos paralelos. Presentes em todos os principais centros financeiros, atendemos as necessidades cada vez mais variadas e internacionais de gestores de fundos tanto onshore quanto offshore.

Onde quer que eles sejam requeridos no mundo, nossos serviços globais e locais para fundos apoiam a estruturação, formação e administração de fundos de investimento e suas estruturas de investimento subjacentes.

Nossos serviços completos para fundos de  private equity, infraestrutura, real estate, securitização e débitos privados cobrem a domiciliação de fundos, incluindo o estabelecimento e gestão de SPVs, administração de fundos, contabilidade de fundos e cálculo de cota (NAV), governança de fundos e relatórios,  custódia de fundos, agente de transferências (RTA) e serviços de trustee para fundos

Originally published 7 June, 2020

The content of this article is intended to provide a general guide to the subject matter. Specialist advice should be sought about your specific circumstances.