Quando você está preso no aqui e agora, lidando com questões como a maneira como sua empresa emergirá da pandemia, é fácil enxergar o compliance como o bloqueio em seu caminho para a recuperação.

Ainda assim, estas questões não podem ser ignoradas, mesmo em tempos incomuns, com o compliance estabelecendo as fundações necessárias para uma recuperação bem-sucedida. Para a maioria de nossos clientes, o show tem que continuar: a crise fará parte da história da empresa e, quando a neblina sumir e os reguladores revisarem o que aconteceu, todas as empresas terão que mostrar como responderam e porquê.

Incluir o compliance desde o início ajudar muito a mitigar riscos e colocar sua organização no caminho certo. Feito corretamente, ele oferece uma proteção proativa, servindo como escudo para a empresa enquanto permite que ela siga em frente e se expanda para novos mercados quando chegar o tempo certo.

Uma força permissiva

Entender as regras e regulações e como elas evoluíram durante a pandemia é fundamental. Compreender os princípios básicos ajudará a estabelecer uma cultura de compliance em toda a sua organização e uma visão do que pode ser atingido.

Por outro lado, errar no compliance pode ter grandes consequências. Impacientes para se recuperar e colocar os planos de volta nos trilhos, empresas podem ser tentadas a superar problemas de compliance cortando caminhos para apressar as coisas. Lembre-se: são as autoridades que estabelecem os requerimentos de compliance e ditam substancialmente a agenda.

Empresas quererão, obviamente, enxergar quão longe elas podem utilizar recursos existentes na abertura e gestão de novas entidades. No entanto, simplesmente achar que estes se encaixarão no novo cenário pode ser uma receita para o desastre. Multas podem ser digeridas, mas perder uma licença de comercialização pode significar o fechamento da empresa. Danos à reputação nos olhos de sócios da empresa, funcionários e autoridades seriam sérios, talvez imensuráveis.

Chame os experts

A pandemia de COVID-19 e a recuperação deixaram poucas jurisdições intocadas. As que pareciam atrativas antes, podem agora não ser vistas mais assim, sendo muito difíceis ou burocráticas para se entrar. No entanto, esta pode ser uma percepção que vem de uma falta de entendimento ou conhecimento local.

Trazer provedores externos para preencher estas brechas pode ser um custo adicional, mas sem seu conhecimento as consequências podem ser imensas: por exemplo, atrasos, gastos desnecessários e bloqueios regulatórios.

Escolher trabalhar com múltiplos parceiros pode resultar em um foco inadequado no cenário mais amplo e global. Eles provavelmente não poderão oferecer uma visão suficientemente coordenada do que é necessário. Deve haver uma consistência e governança em todas as jurisdições nas quais os recursos externos forem utilizados para garantir que nada passe pelas barreiras de proteção.

A TMF Group pode ajudar. Nossos 7.800 experts presentes em mais de 80 jurisdições entendem os requerimentos locais, têm um conhecimento detalhado de como a COVID-19 afetou as economias e cultura locais, e sabem quais medidas de compliance precisam ser implementadas desde o início.

Ajudamos organizações a entrar em novos mercados - não importa o quanto sejam complexos - sempre com uma visão de fazê-las estar prontas para operar rapidamente, enquanto as mantemos em compliance e com uma boa reputação.

Quer saber mais sobre nossos serviços e como podemos ajudar seus negócios? Entre em contato conosco.

The content of this article is intended to provide a general guide to the subject matter. Specialist advice should be sought about your specific circumstances.