À medida em que empresas que estão se expandindo para novos territórios se apressam para otimizar operações, Emine Constantin explica porque uma estratégia bem pensada e um ritmo constante são a chave para o sucesso.

Tornar-se operacional a partir do zero em 20 países em apenas dois meses é um grande desafio.

Muitas vezes executivos subestimam as complexidades de expansões internacionais, encontrando obstáculos enquanto tentam se apressar para atingir consistência e padronização desde o primeiro dia. Negligenciar uma área de compliance que seja pode levar a consequências devastadoras, incluindo multas, suspensões e até mesmo banimentos de longo prazo.

À medida em que o mundo começa a emergir da crise da COVID-19, e empresas reiniciam suas estratégias de expansão, levar estes fatores e consideração é cada vez mais importante. Ser detalhista desde o início e ter uma abordagem comedida – separando de seis meses a um ano para ajustar tudo – certamente valerá o esforço.

Erros comuns

Antes da pandemia, a TMF Group foi chamada para ajudar com um carve-out de uma grande empresa farmacêutica, o qual estava quase concluído. A nova entidade já tinha desenhado seus processos operacionais e estava comprometida com um software específico de contabilidade, buscando estar completamente pronta para iniciar as operações dentro de oito semanas.

A empresa estava espalhada na América Latina, Europa e Ásia. Foi a expertise na língua local que os trouxe até a TMF Group, já que eles pensavam que o software cuidaria das outras coisas mais complicadas. No entanto, quando começamos a trabalhar nos diferentes pré-requisitos de compliance dos países, ficou claro que o software escolhido não estava equipado para lidar com as complexidades.

O cliente teve que revisar radicalmente o objetivo de iniciar as operações em dois mees e priorizar enfrentar, avaliar e quantificar os riscos de não-compliance e possíveis custos.

A pesquisa da TMF Group mostra que 83% das jurisdições impõem multas significativas pelo não compliance; cerca de um terço delas pode forçar suspensões de longo prazo de atividades comerciais ou suspensões de licenças; e um quarto delas pode até mesmo banir negócios futuros. Os danos à reputação resultantes podem também ter um efeito adverso prolongado sobre os lucros.

A lição é: não se apresse para fazer negócio sem um due dilligence suficiente.

Três chaves para o sucesso

Para mim, há três considerações-chave: registros fiscais, compliance local e prazos.

Entender os requerimentos fiscais é imprescindível, mas, surpreendentemente, isto é frequentemente negligenciado ou considerado inadequadamente. Em muitas jurisdições o registro fiscal é gerido como um processo separado e deve vir após a abertura completa da empresa. Em outras, o IVA e outros tipos de registros de impostos devem coincidir com a abertura da empresa.

Compliance local

Em sua pressa para iniciar as operações, algumas empresas pensam que os processos padrão de seu país de origem podem ser replicados em todo o mundo, mas este quase nunca é o caso.

Entender o que precisa ser feito para atender a requerimentos locais e o tempo que isto deve levar influenciará muitas decisões: desde a escolha do software de contabilidade até a provisão de quaisquer informações adicionais que as autoridades queiram.

Planejamento é tudo

Prazos oficiais para o registro e envio de documentos de restituições de impostos são geralmente rígidos. Em mais de 60% das jurisdições, os prazos para auditorias fiscais e declarações não podem ser adiados. Estas agendas restritas destacam a necessidade de uma presença local e um profundo conhecimento de requerimento oficiais.

Ainda que a digitalização esteja transformando relatórios em muitos países, tornando os processos mais fáceis, mais eficientes e mais transparentes, o compliance pode exigir muito esforço, especialmente já que os processos são frequentemente atualizados.

Registros fiscais, compliance local e prazos demonstram quão fundamental é se estabelecer meticulosamente com tudo pronto no tempo certo antes de começar as operações.

Com aquisições e carve-outs a pressão para ter um bom desempenho desde o primeiro dia pode ser ainda mais aguda e recomendamos separar um tempo para atingir um patamar mais estável antes de buscar a otimização e consolidação operacional.

A pandemia de COVID-19 deixou poucos países no mundo intocados, e muitas empresas irreversivelmente alteradas. A vida segue, e os primeiros sinais de crescimento emergem, assim como novas oportunidades para se expandir internacionalmente.

Escolher um parceiro como a TMF Group pode remover o estresse de ter que oferecer informações de uma maneira que atenda aos requerimentos locais, e isto pode ser convertido em relatórios globais para Conselhos.

A TMF Group tem um profundo conhecimento local e experts conectados, o que torna mais fácil o registro fiscal e o compliance, facilitando o caminho para uma expansão bem-sucedida.

Obstáculos no caminho

  • Registros Fiscais

Não fazer isso direito pode resultar em multas significativas em 85% das jurisdições e suspensões de atividades de longo prazo em 40% delas. Em quase metade dos países, diretores de empresas podem enfrentar sentenças de prisão.

  • Compliance local

Em 70% das jurisdições, autoridades locais determinam o formato dos relatórios de contabilidade, que podem mudar com pouco aviso prévio. Uma presença e conhecimento locais, além de fluência na língua local são essenciais para entender os formatos locais de relatórios.

  • Prazos

Em mais de 60% das jurisdições nem auditorias fiscais nem declarações podem ser adiadas.

Originally published 03 August, 2020

The content of this article is intended to provide a general guide to the subject matter. Specialist advice should be sought about your specific circumstances.