Empresas canadenses que estejam buscando atender às necessidades de seus negócios contratando funcionários capacitados podem procurar por estes fora do país

Atualmente, há uma falta de trabalhadores capacitados na indústria do conhecimento, mas o Canadá encontrou uma maneira de resolver isso por meio de um programa que facilita a contratação de funcionários estrangeiros nas áreas de TI.

Testando o mercado de trabalho no Canadá

Para a maioria dos negócios no Canadá, há uma regra que as empresas devem seguir para buscar contratar funcionários estrangeiros: elas devem testar o mercado de trabalho canadense antes. As empresas precisam garantir que não há cidadãos canadenses ou Residentes Permanentes no Canadá que possam oferecer as habilidades necessárias para realizar o trabalho. Depois que o mercado de trabalho é adequadamente testado e é confirmado que não há candidatos canadenses ou residentes permanentes disponíveis, o empregador será elegível a buscar por um trabalhador estrangeiro, a fim de que ele seja realocado ao Canadá e ocupe o cargo.

O processo de testar o mercado varia de acordo com o cargo que está sendo oferecido, mas ele deve ser feito por pelo menos um mês. Por exemplo, para contratar um chef, você teria que anunciar a vaga em três diferentes fontes, como websites ou jornais impressos. Depois de um mês, o empregador deve revisar as aplicações e então apresentar seus resultados de recrutamento para um departamento do governo chamado Service Canada. O Service Canada avalia os esforços da empresa para encontrar um canadense ou residente permanente para ocupar a posição. A empresa terá que demonstrar que testou o mercado de trabalho e só então pedir permissão para que um trabalhador estrangeiro venha atuar no país.

Estratégia de capacitação global

Uma exceção a esta regra são os cargos para indústrias baseadas no conhecimento, como TI e IA. Falamos com Stephen Green, Sócio-Diretor na Green and Spiegel, uma empresa jurídica de imigração, para uma explicação sobre este programa: "Atualmente há 200.000 vagas para este tipo de trabalho. O governo do Canadá reconheceu este problema cerca de 2 anos atrás e lançou uma iniciativa chamada Estratégia de Capacitação Global (Global Skills Strategy). Sob o GSS, há um fluxo global de talentos, que permite que empresas contratem para 13 diferentes posições na indústria de TI a serem isentas de testes no mercado de trabalho antes de contratarem trabalhadores estrangeiros temporários. Empresas podem conseguir autorização para trazer funcionários estrangeiros dentro de 10 dias e ingressá-los no país."

Green explica: "Por meio do Fluxo Global de Talentos, a empresa e o governo canadense criarão um Plano de Benefícios do Mercado de Trabalho, descrevendo como o empregador se beneficiará do mercado de trabalho canadense. Isso frequentemente inclui como o funcionário estrangeiro contribuirá com o sucesso da empresa. As atividades do plano podem incluir oferecer treinamentos a trabalhadores canadenses que já estejam empregados pela empresa, criar oportunidades de trabalho ou até mesmo pedir ao trabalhador estrangeiro que dê aulas à comunidade. Por meio deste programa, empresas de TI no Canadá conseguem cumprir as necessidades de seus clientes porque podem buscar colaboradores no mundo inteiro e trazê-los para o Canadá em um curto espaço de tempo."

Depois que estes trabalhadores temporários cumprirem seus contratos no Canadá por um ano em um cargo e se falarem inglês ou francês bem, há um programa que permite que eles se tornem Residentes Permanentes do Canadá depois de aproximadamente seis meses. Depois de cerca de dois anos e meio, eles podem obter um passaporte.

Programa de mobilidade francesa

Pessoas que são fluentes em francês e querem se mudar para o Canadá podem encontrar uma empresa que lhes ofereça um trabalho e, então, podem obter seus vistos de trabalho em aproximadamente 2-6 semanas, podendo conseguir a imigração depois de cerca de um ano e seis meses. O objetivo deste programa é criar comunidades que falem francês fora de Quebec e os participantes também podem trazer suas famílias para o Canadá.

Efeitos da política de imigração dos EUA

O Canadá está colhendo os benefícios das mudanças na política de imigração dos EUA. Trabalhadores estrangeiros capacitados nos EUA têm que lidar com a loteria do H1 e o processo de visto, que não é amigável. O Canadá está levando estes profissionais para fora dos EUA e recebendo-os com trabalhos, possível status de imigração e residência permanente. O Canadá está aumentando sua força de trabalho capacitada enquanto cria melhores empregos e mais negócios devido aos seus programas de imigração.

Como podemos ajudar

A TMF Canadá é expert em ajudar empresas com todas as suas necessidades de folha de pagamento para qualquer tipo de funcionário. Nosso escritório local pode esquematizar folhas de pagamento, remeter impostos para a agência de Receita Canadense, lidar com todas as transferências eletrônicas e reivindicações de compensações em nome de sua empresa.

Para empresa que estejam buscando estabelecer uma entidade ou operar no Canadá, nossos experts podem lidar com todos os aspectos do processo e ajudar você a se manter em compliance. Cuidaremos de todas as obrigações, permitindo que você foque em aumentar seus negócios e contratar novos trabalhadores capacitados. Entre em contato

The content of this article is intended to provide a general guide to the subject matter. Specialist advice should be sought about your specific circumstances.