O "Brasília em Pauta" é um boletim semanal preparado pela equipe de Contencioso de Brasília, contendo os principais casos a serem julgados pelo Supremo Tribunal Federal (STF), Superior Tribunal de Justiça (STJ) e Tribunal de Contas da União (TCU), bem como importantes questões a serem votadas pela Câmara dos Deputados e Senado Federal. 

Em caso de interesse em algum assunto listado abaixo, favor enviar um e-mail para BR-SIG-Brasilia-Em-Pauta@mayerbrown.com

 

Clique nos links abaixo e leia o resumo com as principais pautas, separadas por áreas de interesse: 

Administrativo

  • STJ: Possibilidade de o ente público estipular cláusula editalícia em licitação/pregão prevendo percentual mínimo referente à taxa de administração, como forma de resguardar-se de eventuais propostas, em tese, inexequíveis.
  • STJ: Sub-rogação do adquirente de imóvel em todos os direitos do proprietário original, inclusive quanto à eventual indenização devida pelo Estado, ainda que a alienação do bem tenha ocorrido após o apossamento administrativo.

Anticorrupção e Compliance

  • TCU: Indícios de superfaturamento em contrato celebrado para a execução das unidades e sistemas off-sites nas carteiras de gasolina, coque e HDT da Refinaria Presidente Getúlio Vargas no Estado do Paraná (Repar).
  • TCU: Inidoneidade da Globalsat do Brasil, em razão de indevida participação de empresa em pregões eletrônicos.
  • TCU: Irregularidades verificadas nas licitações realizadas e da ausência de nexo causal entre os serviços pactuados por meio de convênios e os recursos federais repassados ao município, objetos, inclusive, das operações "Transparência" e "Premier", realizadas pela Polícia Federal e pela Controladoria-Geral da União (CGU).

Bancário

  • TCU: Operações de crédito de que trata o art. 29, III, da Lei de Responsabilidade Fiscal, expressamente vedadas pelo art. 36 da mesma Lei, que proíbe a realização de operação de crédito entre uma instituição financeira estatal e o seu ente controlador.

Contencioso

  • STF: Competência da Justiça Federal para processar e julgar ação rescisória proposta pela União, na condição de terceira interessada em relação ao processo originário, objetivando a rescisão de julgado prolatado por juiz estadual não investido em competência federal.
  • STF: Licitude da prova obtida por meio de gravação ambiental realizada por um dos interlocutores sem o conhecimento do outro e sem autorização judicial, na seara eleitoral.
  • STF: Possibilidade de incidência de juros da mora no período compreendido entre a data da expedição e o efetivo pagamento do precatório ou da requisição de pequeno valor (RPV).
  • STJ: Possibilidade de a parte renunciar ao valor excedente a 60 (sessenta) salários mínimos, incluindo-se as prestações vincendas, para demandar no âmbito dos juizados especiais federais.

Energia e Infraestrutura

  • STF: Possibilidade de a Petrobras criar e alienar subsidiárias, em cumprimento ao seu programa de desinvestimento, sem necessidade de prévia autorização legislativa e de licitação.
  • TCU: Auditoria realizada no âmbito do Fiscobras 2020 em editais de licitação das obras de complementação do BRT Sul, na cidade de Curitiba.
  • TCU: Auditoria realizada nas obras de melhoria de capacidade e duplicação da BR-386/RS, no âmbito do Fiscobras 2012.
  • TCU: Irregularidades na gestão dos recursos repassados por meio de convênio para a construção de trechos rodoviários na região Norte da Zona da Mata Alagoana (Região Serrana) - BR 416.

Life Sciences

  • STF: Constitucionalidade de Lei Estadual que proíbe o uso de animais para desenvolvimento, experimento e teste de produtos cosméticos, de higiene pessoal, perfumes, limpeza e seus componentes, bem como a comercialização de produtos derivados da realização de testes em animais.

Tecnologia

  • TCU: Monitoramento das recomendações prolatadas no âmbito auditoria operacional realizada para avaliar os resultados da Lei nº 8.248/1991 (Lei de Informática).

Trabalhista

  • STF: Constitucionalidade de dispositivo legal que trata do prazo prescricional para ingresso na Justiça do Trabalho com ações de trabalhadores avulsos.
  • STF: Competência para processar e julgar controvérsia a envolver relação jurídica entre representante e representada comerciais.
  • STF: Possibilidade da reintegração de empregados públicos dispensados em face da concessão de aposentadoria espontânea e da consequente possibilidade de acumulação de proventos com vencimentos; assim como a competência para processar e julgar a respectiva causa (se da Justiça Federal ou da Justiça do Trabalho).

Tributário

  • STF: Constitucionalidade de Leis Estaduais que instituem a Taxa de Controle, Monitoramento e Fiscalização das Atividades de Pesquisa, Lavra, Exploração e Aproveitamento de Recursos Minerários (TFRM) e o Cadastro Estadual de Controle, Monitoramento e Fiscalização das Atividades de Pesquisa, Lavra, Exploração e Aproveitamento de Recursos Minerários (CERM).
  • STF: Possibilidade de creditamento de ICMS cobrado em operação de entrada de aparelhos celulares em empresa prestadora de serviço de telefonia móvel, posteriormente cedidos, mediante comodato, a clientes.
  • STF: Constitucionalidade da inclusão do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na base de cálculo da Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta (CPRB).
  • Câmara dos Deputados: Medida Provisória que altera a data limite para apresentação de projetos que contemplem novos investimentos e pesquisa com o objetivo de obter incentivos fiscais para o desenvolvimento regional de que trata a Lei nº 9.440/1997.

Visit us at Tauil & Chequer

Founded in 2001, Tauil & Chequer Advogados is a full service law firm with approximately 90 lawyers and offices in Rio de Janeiro, São Paulo and Vitória. T&C represents local and international businesses on their domestic and cross-border activities and offers clients the full range of legal services including: corporate and M&A; debt and equity capital markets; banking and finance; employment and benefits; environmental; intellectual property; litigation and dispute resolution; restructuring, bankruptcy and insolvency; tax; and real estate. The firm has a particularly strong and longstanding presence in the energy, oil and gas and infrastructure industries as well as with pension and investment funds. In December 2009, T&C entered into an agreement to operate in association with Mayer Brown LLP and become "Tauil & Chequer Advogados in association with Mayer Brown LLP."

© Copyright 2020. Tauil & Chequer Advogados, a Brazilian law partnership with which Mayer Brown is associated. All rights reserved.

This article provides information and comments on legal issues and developments of interest. The foregoing is not a comprehensive treatment of the subject matter covered and is not intended to provide legal advice. Readers should seek specific legal advice before taking any action with respect to the matters discussed herein.