O "Brasília em Pauta" é um boletim semanal preparado pela equipe de Contencioso de Brasília, contendo os principais casos a serem julgados pelo Supremo Tribunal Federal (STF), Superior Tribunal de Justiça (STJ) e Tribunal de Contas da União (TCU), bem como importantes questões a serem votadas pela Câmara dos Deputados e Senado Federal.

Em caso de interesse em algum assunto listado abaixo, favor enviar um e-mail para BR-SIG-Brasilia-Em-Pauta@mayerbrown.com.


Clique nos links abaixo e leia o resumo com as principais pautas, separadas por áreas de interesse:

Sessões de 07.12.2020 a 11.12.2020.

Administrativo

  • STF: Constitucionalidade de Lei Estadual que versa sobre o prazo para análise e julgamento de todos os processos administrativos relativos a administradores e demais responsáveis no âmbito do Tribunal de Contas.
  • TCU: Levantamento da governança e gestão de segurança da informação e de segurança cibernética na Administração Pública Federal.
  • TCU: Embargos de declaração opostos contra acórdão que apreciou acompanhamento da aderência dos portais dos jurisdicionados na internet aos critérios legais e boas práticas relacionados ao tema de transparência.

Anticorrupção e Compliance

  • TCU: Representação para análise de manifestação de empresa acerca de fraudes em licitações relacionadas a obras para a implantação da Refinaria Abreu e Lima, também denominada de Refinaria do Nordeste (Rnest).
  • TCU: Solicitação do Congresso Nacional em que se requer fiscalização na Superintendência de Seguros Privados (Susep), em sua função reguladora e fiscalizadora do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT), tendo em vista a existência de supostas fraudes identificadas pela Polícia Federal por meio da Operação Tempo de Despertar.
  • TCU: Pedido de reexame interposto contra acórdão que fez determinações em processo de acompanhamento destinado a apurar a legalidade, a legitimidade e a economicidade dos atos praticados na negociação e celebração de acordo de leniência, nos termos da Lei Anticorrupção.
  • TCU: Tomada de contas especial autuada em razão de irregularidades nas obras de implantação da Unidade de Coqueamento Retardado do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (COMPERJ).
  • TCU: Tomada de contas especial instaurada para apuração do débito relativo aos seis contratos de execução das obras de construção do trecho oeste do Rodoanel Metropolitano da cidade de São Paulo.
  • TCU: Auditoria com análise das operações de crédito externo realizadas para obras de infraestrutura urbana.

Comércio

  • TCU: Representação acerca de possíveis riscos ao ambiente de negócios do comércio internacional dos produtos agropecuários brasileiros.

Contencioso

  • STJ: Definição sobre a aplicação da figura do reexame necessário nas ações típicas de improbidade administrativa, ajuizadas com fundamento na alegada prática de condutas previstas na Lei 8.429/1992, cuja pretensão é julgada improcedente em primeiro grau; e definição se há remessa de ofício nas referidas ações típicas, ou se deve ser reservado ao autor da ação, na postura de órgão acusador - frequentemente o Ministério Público - exercer a prerrogativa de recorrer ou não do desfecho de improcedência da pretensão sancionadora.

Energia e Infraestrutura

  • TCU: Processo de desestatização para acompanhar a concessão das rodovias BR-163/MT/PA e BR-230/PA.
  • TCU: Processo de desestatização para acompanhar a 6ª rodada de concessões de aeroportos.
  • TCU: Auditoria com o objetivo de avaliar a participação das termelétricas na matriz elétrica nacional, considerando sua relevância para o desenvolvimento do setor e segurança energética, incluindo avaliação comparativa quanto à modicidade tarifária e emissão de gases do efeito estufa.
  • TCU: FISCOBRAS-2020: retomada das obras do Parque de Geração de Energia Eólica de Casa Nova/BA.

Societário

  • TCU: Representação acerca de irregularidades na compra de participação societária prevista em acordo de acionistas entre a Caixa Crescer e CAIXAPAR, vinculada à Caixa Econômica Federal.

Tributário e Financeiro

  • STF: Constitucionalidade dos §§ 15 e 17 do art. 74 da Lei nº 9.430/1996, incluídos pela Lei nº 12.249/2010, bem como, por arrastamento, os arts. 36, caput, e 45, § 1º, I, da Instrução Normativa RFB nº 1.300/2012, que instituíram multa isolada de 50% sobre o valor do crédito objeto do pedido de ressarcimento indeferido ou indevido e, ainda, sobre o valor do crédito objeto de declaração de compensação não homologada.
  • STF: Constitucionalidade da cobrança do IPI na base de cálculo das contribuições ao PIS e da COFINS exigidas e recolhidas pelas montadoras de veículos em regime de substituição tributária.
  • STF: Possibilidade de as alíquotas da contribuição ao PIS e da COFINS serem reduzidas e restabelecidas por regulamento infralegal, nos termos do art. 27, § 2º, da Lei nº 10.865/2004.
  • TCU: Auditoria que teve por objetivo verificar a regularidade do processo de concessão de incentivos fiscais de redução do imposto sobre a renda e adicionais não restituíveis e identificar os principais riscos que possam impactar o alcance dos resultados esperados com o uso desse instrumento de financiamento do desenvolvimento regional.

Visit us at Tauil & Chequer

Founded in 2001, Tauil & Chequer Advogados is a full service law firm with approximately 90 lawyers and offices in Rio de Janeiro, São Paulo and Vitória. T&C represents local and international businesses on their domestic and cross-border activities and offers clients the full range of legal services including: corporate and M&A; debt and equity capital markets; banking and finance; employment and benefits; environmental; intellectual property; litigation and dispute resolution; restructuring, bankruptcy and insolvency; tax; and real estate. The firm has a particularly strong and longstanding presence in the energy, oil and gas and infrastructure industries as well as with pension and investment funds. In December 2009, T&C entered into an agreement to operate in association with Mayer Brown LLP and become "Tauil & Chequer Advogados in association with Mayer Brown LLP."

© Copyright 2020. Tauil & Chequer Advogados, a Brazilian law partnership with which Mayer Brown is associated. All rights reserved.

This article provides information and comments on legal issues and developments of interest. The foregoing is not a comprehensive treatment of the subject matter covered and is not intended to provide legal advice. Readers should seek specific legal advice before taking any action with respect to the matters discussed herein.