Análise dos julgamentos concluídos na semana de 04/09/20 – 20/09/20

Recurso Extraordinário nº 1.090.591 (Tema 1042) – Condicionamento do despacho aduaneiro de bens importados ao pagamento de diferenças apuradas por arbitramento da autoridade fiscal

Objeto: Recurso extraordinário em que se discute, em face dos artigos 1º, inciso IV, 170, parágrafo único, e 237 da Constituição Federal, a possibilidade de condicionar o desembaraço aduaneiro ao recolhimento de tributos e consectários legais decorrentes do arbitramento, pela autoridade fiscal, do valor da mercadoria importada.

Data da Sessão: 04/09/2020 a 14/09/2020.

Resultado do julgamento: O Tribunal, por unanimidade, deu provimento ao recurso extraordinário para, reformando o acórdão impugnado, assentar compatível, com a Lei Maior, o condicionamento do desembaraço aduaneiro de mercadoria importada ao pagamento de diferença de tributo e multa decorrente de arbitramento implementado pela autoridade fiscal, invertidos os ônus de sucumbência, nos termos do voto do Relator. Não participou deste julgamento o Ministro Celso de Mello.

Tese Fixada: É constitucional vincular o despacho aduaneiro ao recolhimento de diferença tributária apurada mediante arbitramento da autoridade fiscal.

Recurso Extraordinário 1.178.310 (Tema 1047) - Constitucionalidade da majoração, em um ponto percentual, da alíquota da COFINS-Importação, e da vedação ao aproveitamento integral dos créditos oriundos do pagamento da exação

Objeto: O Recurso Extraordinário discute a constitucionalidade da majoração, em um ponto percentual, da alíquota da COFINS-Importação, introduzida pelo artigo 8º, § 21, da Lei nº 10.865/2004, com a redação dada pela Lei nº 12.715/2012, e da vedação ao aproveitamento integral dos créditos oriundos do pagamento da exação, constante do § 1º-A do artigo 15 da Lei nº 10.865/2004, incluído pela Lei nº 13.137/2015.

Data da sessão: 04/09/2020 a 14/09/2020.

Resultado de julgamento: O Tribunal, por maioria, apreciando o tema 1.047 da repercussão geral, negou provimento ao recurso extraordinário, nos termos do voto do Ministro Alexandre de Moraes, Redator para o acórdão, vencidos os Ministros Marco Aurélio (Relator), Edson Fachin e Ricardo Lewandowski, que conheciam do recurso extraordinário e davam-lhe parcial provimento. Não participou deste julgamento o Ministro Celso de Mello.

Teses fixadas: I-É constitucional o adicional de alíquota da Cofins-Importação previsto no § 21 do artigo 8º da Lei nº 10.865/2004". II- "A vedação ao aproveitamento do crédito oriundo do adicional de alíquota, prevista no artigo 15, § 1º-A, da Lei nº 10.865/2004, com a redação dada pela Lei 13.137/2015, respeita o princípio constitucional da não cumulatividade.

Embargos de Declaração no Recurso Extraordinário nº 1.258.934 (Tema 1085) - Majoração de taxa tributária (Taxa SISCOMEX) realizada por ato infralegal a partir de delegação legislativa e viabilidade de o Poder Executivo atualizar os valores fixados em lei, de acordo com percentual não superior aos índices oficiais de correção monetária

Objeto: Embargos de declaração no recurso extraordinário nº 1.258.934, no qual se discute, à luz dos artigos 2º, 5º, inciso II, e 150, inciso I, da Constituição Federal, o afastamento por completo de majoração referente à taxa de utilização do Sistema Integrado de Comércio Exterior (SISCOMEX) promovida pela Portaria nº 257/2011 do Ministério da Fazenda a partir de delegação realizada pelo art. 3º, § 2º, da Lei nº 9.716/1998, sob o fundamento de ofensa ao princípio da legalidade e à relação de referibilidade entre o montante global recolhido dos contribuintes e as despesas relativas à atividade estatal que justifica a taxa.

Data da sessão: 04/09/2020 a 14/09/2020.

Resultado de Julgamento: O Tribunal, por unanimidade, rejeitou os embargos de declaração, nos termos do voto do Relator, Ministro Dias Toffoli. Não participou deste julgamento, por motivo de licença médica, o Ministro Celso de Mello.

Tese fixada: N/a

Recurso Extraordinário nº 1016605 (Tema 708) - Possibilidade de recolhimento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em Estado diverso daquele onde o contribuinte mantém sua sede ou domicílio tributário

Objeto: Recurso extraordinário no qual se discute, à luz dos artigos 24, § 3º; 146, I e III; e 155, III, da Constituição Federal, a possibilidade de recolhimento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em Estado diverso daquele onde o contribuinte mantém sua sede ou domicílio tributário.

Data da sessão: 04/09/2020 a 14/09/2020.

Resultado de Julgamento: O Tribunal, por maioria, negou provimento ao recurso extraordinário, nos termos do voto do Relator, Ministro Alexandre de Moraes, vencidos o Ministros Roberto Barroso e Marco Aurélio. Não participou deste julgamento, por motivo de licença médica, o Ministro Celso de Mello.

Tese fixada: A Constituição autoriza a cobrança do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) somente pelo Estado em que o contribuinte mantém sua sede ou domicílio tributário.

Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 1924 (Tema 1085) – Consitucionalidade da criação e contribuição ao Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo – SESCOOP, contribuição cobrada em substituição àquelas até então pagas pelas sociedades cooperativas às entidades do chamado "Sistema S"

Objeto: Ação Direta de Inconstitucionalidade com fulcro no artigo 103, IX, da Constituição Federal, contra a legislação que dispôs sobre o Programa de Revitalização de Cooperativas de Produção Agropecuária – RECOOP e autorizou a criação do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo – SESCOOP.

Data da sessão: 04/09/2020 a 20/09/2020.

Resultado de Julgamento: O Tribunal, por maioria, conheceu parcialmente da ação direta e, nessa extensão, julgou-a improcedente, nos termos do voto da Relatora, Ministra Rosa Weber, vencido o Ministro Marco Aurélio. Não participou deste julgamento, por motivo de licença médica, o Ministro Celso de Mello.

Tese fixada: N/a

Para mais informações relacionadas a este informativo, por favor entre em contato com o nosso time de Tributário.

Visit us at Tauil & Chequer

Founded in 2001, Tauil & Chequer Advogados is a full service law firm with approximately 90 lawyers and offices in Rio de Janeiro, São Paulo and Vitória. T&C represents local and international businesses on their domestic and cross-border activities and offers clients the full range of legal services including: corporate and M&A; debt and equity capital markets; banking and finance; employment and benefits; environmental; intellectual property; litigation and dispute resolution; restructuring, bankruptcy and insolvency; tax; and real estate. The firm has a particularly strong and longstanding presence in the energy, oil and gas and infrastructure industries as well as with pension and investment funds. In December 2009, T&C entered into an agreement to operate in association with Mayer Brown LLP and become "Tauil & Chequer Advogados in association with Mayer Brown LLP."

© Copyright 2020. Tauil & Chequer Advogados, a Brazilian law partnership with which Mayer Brown is associated. All rights reserved.

This article provides information and comments on legal issues and developments of interest. The foregoing is not a comprehensive treatment of the subject matter covered and is not intended to provide legal advice. Readers should seek specific legal advice before taking any action with respect to the matters discussed herein.