Foi preciso uma mudança cultural e interpretativa desde que foram implementadas, no Brasil, as Normas Internacionais de Relatórios Financeiros (IFRS) por meio dos pronunciamentos contábeis emitidos pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC). No entanto, após sete anos da adoção das normas internacionais, as empresas ainda enfrentam desafios. Elas precisam tornar as demonstrações financeiras mais concisas e saber discernir as informações relevantes das não tão relevantes.

Atualizado com os pronunciamentos contábeis emitidos até 30 de novembro de 2015, o Good Group traz exemplos de demonstrações financeiras, notas explicativas e referências para os pronunciamentos emitidos pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis que mostram de maneira bastante compreensível os requisitos das práticas contábeis brasileiras e internacionais.

O nosso objetivo é que, nestas páginas, as empresas tenham em mãos exemplos de conteúdos e formatos de demonstrações financeiras e partam, a partir desses modelos, para elaborar as suas próprias DFs, adaptando-as da melhor maneira às situações de seus negócios. Por meio da publicação, as companhias do País podem ganhar em agilidade e transparência na divulgação das informações, já que são obrigadas a reportar de acordo com os pronunciamentos técnicos emitidos pelo CPC, e não seguindo diretamente o padrão internacional.

Todo esse processo é simplificado para os executivos das empresas, que têm acesso às novidades do ambiente contábil e aos temas complexos que vêm ganhando importância no cenário atual. Também trazemos reportagens especiais sobre assuntos que estão em evidência hoje, entre eles Arrendamento Mercantil, IFRS 9 e agenda tributária.

Dessa forma, continuamos a contribuir para o enriquecimento do conteúdo das demonstrações financeiras das empresas brasileiras. O incentivo ao desenvolvimento e crescimento delas por meio da disseminação do conhecimento faz parte do nosso propósito de construir um mundo de negócios melhor.

Boa leitura!

Leia a publicação

The content of this article is intended to provide a general guide to the subject matter. Specialist advice should be sought about your specific circumstances.