O Brexit está chegando, a administração de Trump já está há dois anos no governo dos EUA e as eleições em todo o mundo estão vendo um aumento no suporte a políticas protecionistas e guiadas domesticamente. Com esta guinada para longe da globalização impactando tanto o nosso mundo, é fácil perder de vista o impacto que isso está tendo em recursos humanos no ambiente de trabalho – mas este impacto é real.

Governos em todo o mundo estão introduzindo mais regulações para proteger suas próprias economias, e os controles de fronteira estão ficando mais rígidos. Para aqueles que trabalham com RH global, é um desafio se manter atualizado. Cada nova regulação, cada nova emenda a leis existentes, cada nova classe de visto e exclusão de movimento, significa que os administradores de RH devem estar no controle das coisas e garantir que as políticas e regulações de suas empresas estejam em compliance.

E neste clima, é comum existirem casos de top-down: os escritórios maiores têm a atenção, enquanto os menores são deixados para lutar por si próprios. Ainda assim, qualquer lapso de concentração, qualquer regulação esquecida, pode levar a problemas maiores. Multas podem ser cobradas, reputações podem sofrer danos. Como sua empresa lidará com todos os escritórios nesta nova era de globalização?

O conhecimento local se torna essencial

Estas pequenas nuances locais podem realmente ser um caso de vida ou morte para operações de RH em um novo mercado. Você tem um plano para lidar com elas?

  • Espanha: Quando um funcionário viaja para fora do país, você precisa submeter um formulário às autoridades locais. O formulário deve ser submetido pessoalmente; não pode ser enviado via correio.
  • Japão: Empresas precisam medir a cintura de cidadãos entre as idades de 40 e 75 anos uma vez por ano, como parte da lei para reduzir a obesidade. As empregadoras devem ajudar colaboradores que estão acima do peso a emagrecer ou sofrerão penas.
  • Rússia: Os dados do seu funcionário precisam estar em arquivos pessoais, impressões e arquivados em um armário em todos os escritórios.
  • França: Colaboradores podem ignorar e-mails relacionados ao trabalho enviados após o horário de serviço
  • Brasil: Os funcionários têm direito a um bônus de Natal, também conhecido como décimo-terceiro salário.

Uma pesquisa recente descobriu que 70% das empresas não estão completamente confiantes com seu conhecimento de requerimentos de compliance estrangeiro e de trabalho. A mesma pesquisa relatou que 40% dos empregadores gastam mais de quatro horas por mês para cada colaborador com administração – integração, pagamento, comunicação com trabalhadores em todo o mundo. É muito tempo e esforço gastos e fica cada vez mais difícil se você tem trabalhadores remotos e pequenas filiais longe da sede.

Na verdade, manter-se em compliance está frequentemente no topo da lista de maiores "dores de cabeça" do RH em todo o mundo – muitas vezes estando acima de gerenciar culturas diferentes e reter talentos. Empresas que operam em múltiplas jurisdições devem garantir que cada operação esteja em compliance com leis locais assim como políticas internas globais. O código de conduta e valores corporativos podem ser difíceis de entender para um novo colaborador quando não cercados de colegas que lideram pelo exemplo.

A parceria global pode aliviar a carga

Quanto mais as empresas crescem para novos mercados, mais os times centrais podem perder o controle e visibilidade de operações locais. Sistemas e processos se tornam fragmentados, e isso aumenta o risco de compliance e produtividade. Trabalhar com um parceiro em todas as jurisdições pode ajudar a manter esta visibilidade global que é tão essencial para times multinacionais, e também pode ajudar a garantir o compliance onde quer que você esteja. Com esta visibilidade global, você pode aumentar a produtividade e o engajamento de colaboradores, ajudando a consolidar a cultura da empresa e tornando-se um destino desejável.

A TMF Group pode ajudar você a lidar com a carga administrativa, mesmo para aqueles colaboradores em escritórios menores e mais remotos. Podemos ajudar você a se manter em compliance localmente, lidando com coisas essenciais como o manual do funcionário, qualquer auditoria de quadro de funcionários, provendo atualizações regulatórias e de compliance local, e preparando e submetendo relatórios. Com operações em todo o mundo, a TMF Group pode apoiar seus funcionários em todo seu tempo com sua empresa – desde a integração até o desligamento.

Faça o download de nosso eBook sobre Conectar Quadros de Funcionários Globais (disponível em inglês) e comece sua jornada para uma melhor administração global de RH.

The content of this article is intended to provide a general guide to the subject matter. Specialist advice should be sought about your specific circumstances.