Chuvas irregulares e altas temperaturas nas principais áreas produtoras de soja do Brasil retiraram o potencial de uma colheita recorde na atual safra 2018/19 e apontam para mais perdas, mostrou uma pesquisa da Reuters nesta quarta-feira com participantes do mercado.

De acordo com a média de estimativas de 10 consultorias e outras instituições, o Brasil, maior exportador global de soja, deverá produzir 117 milhões de toneladas da oleaginosa no ciclo vigente, ante previsão de históricos 120,8 milhões na pesquisa anterior, de novembro.

O volume já é quase 2 por cento inferior ao recorde de 119,3 milhões de toneladas de 2017/18, quando as condições climáticas foram bem mais favoráveis.

Mas as perdas reportadas desde dezembro provavelmente não devem parar por aí, segundo alguns especialistas, uma vez que o clima segue irregular e com temperaturas elevadas. Além disso, a colheita está só no seu início, atingindo 6,1 por cento da área ao final da semana passada, de acordo com a consultoria AgRural.

O cenário contrasta com o otimismo no início do desenvolvimento da safra, marcado por chuvas regulares. A expectativa era de uma produção muito superior à da temporada passada, até porque o plantio superou 36 milhões de hectares, 1 milhão acima do visto no ciclo anterior.

Muitas lavouras foram fortemente impactadas pela falta de chuvas e elevadas temperaturas em dezembro, quando já passavam por importantes estágios de desenvolvimento, dado um plantio realizado mais cedo nesta temporada. Analistas e órgãos oficiais reduziram seus números ao longo de janeiro.

"Destacaria de longe o Paraná, mais especificamente a região oeste... Ali você vê um cenário de complicação de produtividade, que caiu de 10 a 15 por cento... Já Mato Grosso do Sul talvez seja o mais afetado em termos de rendimento, com queda de até 20 por cento em algumas regiões", afirmou o analista Aedson Pereira, da IEG FNP, referindo-se aos dois Estados mais afetados pelo tempo adverso.

A IEG FNP prevê agora produção de 117,5 milhões de toneladas de soja em 2018/19, frente 122 milhões na pesquisa anterior.

"Em outras regiões, houve perdas localizadas, principalmente nas primeiras áreas semeadas de ciclo precoce, em que o período de estiagem atingiu as lavouras no período de enchimento de grãos", comentou o analista Victor Ikeda, do Rabobank.

QUENTE E SECO

Nos últimos dois meses, todas as regiões de Paraná e Mato Grosso do Sul receberam chuvas abaixo da média, segundo dados do Refinitiv Eikon. Mato Grosso, Goiás e partes do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) também registraram precipitações aquém do normal.

E pelo menos até o início de fevereiro a previsão é de que a situação se agrave, com o sudeste mato-grossense, por exemplo, recebendo quase 50 milímetros menos que o esperado para esta época do ano. A situação no Paraná também deve continuar com chuvas inferiores à média.

"Os efeitos do clima adverso ainda não conseguem ser mensurados na sua totalidade. Do mesmo jeito que com o avanço da colheita, podemos detectar que a produtividade obtida está sendo até pior do que se esperava, a regularização das chuvas, se ocorrer, pode contribuir para estancar as perdas ou até provocar algum tipo de recuperação em determinadas áreas e regiões", disse o diretor da Cerealpar, Steve Cachia.

A Cerealpar cortou em quase 5 milhões de toneladas a sua previsão para a safra de soja do Brasil, a 116 milhões de toneladas.

"Será importante acompanhar o desenvolvimento das chuvas nessa segunda metade de janeiro e não descartamos novos cortes nas projeções de produtividade/produção em caso de novos casos de baixos volumes pluviométricos nas regiões produtoras brasileiras", alertou Ikeda, do Rabobank.

CHINA

Uma menor produção tende a reduzir a exportação de soja do Brasil, que já conta com estoques enxutos após embarques recordes de 84 milhões de toneladas em 2018. A Agroconsult, por exemplo, prevê vendas de 73 milhões de toneladas neste ano.

A perspectiva de menor oferta disponível no Brasil leva analistas a apostarem em um maior diálogo da China com os Estados Unidos para pôr fim à guerra comercial entre ambos. Em meio à disputa, Pequim taxou a oleaginosa norte-americana e se voltou com força à commodity brasileira no ano passado.

Maior consumidor mundial de soja, a China buscaria, assim, assegurar produto para suprir o mercado interno.

"Com certeza, dependendo do grau de queda do potencial brasileiro, todos esses fatores podem fazer com que a China acelere as negociações com os EUA", afirmou Pereira, da IEG FNP, acrescentando que as incertezas sobre a safra também têm reduzido as vendas antecipadas.

"A liquidez do mercado brasileiro, até se tirar boa parte dessa safra do campo, vai ser morosa."

The content of this article is intended to provide a general guide to the subject matter. Specialist advice should be sought about your specific circumstances.