Navio-sonda DS-9, que vinha sendo negociado pela Total Brasil, irá operar no país vizinho, contratado pela Total Guiana.

O DS-9, navio-sonda da Ensco, iniciou campanha de estreia nesta semana, perfurando um poço para a Total, na Guiana Francesa. A unidade chegou à locação no início de dezembro e, desde então, vinha sendo submetida aos trâmites de liberação junto às autoridades locais.

A campanha prevê a perfuração de um único poço exploratório em águas profundas, com duração de cerca de quatro meses. O navio-sonda veio de Singapura e sua última parada antes de chegar à locação foi na Cidade do Cabo, na África do Sul. O DS-9 foi construído em Coreia. A sonda veio navegando por propulsão própria.

Antes de acertar o contrato com a Total Guiana, a Ensco vinha negociando o DS-9 com a Total Brasil. A sonda foi oferecida nos bids da petroleira francesa para a Foz do Amazonas e para Lapa, na Bacia de Santos, sem que os dois processos fossem finalizados.

Com o veto do Ibama à licença da Total na Foz do Amazonas, a única chance de a sonda ainda poder vir a ser utilizada no Brasil pela petroleira francesa está limitada ao projeto de Lapa. Na ocasião, a empresa apresentou o melhor preço, com uma taxa de cerca de US$ 200 mil/dia.

The content of this article is intended to provide a general guide to the subject matter. Specialist advice should be sought about your specific circumstances.