Uma mancha de óleo apareceu no Estuário do Porto de Santos, no litoral de São Paulo, neste domingo (2). A Companhia Docas do Estado (Codesp) acionou o Plano de Emergência Individual (PEI). Peritos da Marinha e representantes do Ibama foram até o local para avaliar a mancha. Uma nova vistoria deve ser realizada nesta segunda-feira (3).

De acordo com a Codesp, após a informação da mancha, foram acionados, de imediato, os órgãos ambientais, Ibama e Cetesb, e foi feita uma vistoria de barco, com auxílio de drone, na área. Na oportunidade verificou-se tratar-se de uma mancha iridescente que, com o movimento da maré, tendeu a se concentrar nas imediações do píer da Alemoa.

O PEI da Codesp foi acionado e a empresa Brasbunker, contratada pela Autoridade Portuária, efetuou até o final da tarde trabalhos de análise no local da ocorrência. Nesta segunda-feira, pela manhã, será realizada nova vistoria pela Codesp para avaliação do cenário e das medidas a serem tomadas.

Até o momento não foi possível identificar a origem do óleo, mas a investigação sobre a responsabilidade do provável vazamento está em andamento pelos órgãos ambientais.

The content of this article is intended to provide a general guide to the subject matter. Specialist advice should be sought about your specific circumstances.