Mercado de Capitais

Em sessão datada de 16 de janeiro de 2018, o colegiado da CVM (Comissão de Valores Mobiliários) autorizou a emissão de CRIs (Certificados de Recebíveis Imobiliários) lastreados em empréstimo pessoal com pacto adjeto de alienação fiduciária de imóvel em garantia.

A Lei nº 9.514, de 20 de novembro de 1997, que dispõe sobre o Sistema de Financiamento Imobiliário, não estabelece a definição de crédito imobiliário, apenas indica em seu art. 6º que o CRI é um título de crédito lastreado em créditos imobiliários. Por sua vez, a CVM também não editou nenhuma instrução normativa consolidando o seu entendimento sobre a definição de crédito imobiliário, apenas construindo o conceito por meio de suas decisões colegiadas.

A decisão majoritária do colegiado do órgão entendeu ser crédito imobiliário o crédito oriundo de empréstimo pessoal com pacto adjeto de alienação fiduciária de imóvel em garantia, tendo em vista que o benefício econômico trazido ao proprietário advém do imóvel outorgado como garantia para o financiamento pessoal, logo, o empréstimo a pessoa natural com pacto adjeto de alienação fiduciária de imóvel em garantia constitui crédito imobiliário na sua origem.

Outro benefício dessa modalidade conhecida como "home equity" é a segurança trazida ao credor do financiamento da pessoa natural, pois em caso de inadimplemento o credor tem a possibilidade a excutir o imóvel outorgado em garantia.

No mesmo sentido de ampliar o lastro dos CRIs, a CVM deferiu recentemente o registro da oferta de CRIs com lastro em cédulas de crédito imobiliário representativas de debêntures emitidas pela Rede D'or São Luiz S.A. Tanto a área técnica quanto o colegiado da CVM entenderam que mesmo a Rede D'or não tendo por objeto social a atividade imobiliária, os recursos obtidos por meio da oferta serão destinados à construção, expansão, desenvolvimento e reforma de imóveis e empreendimentos imobiliários, ficando configurado o vínculo previsto pelo inciso I do art. 8º da Lei nº 9.514/1997.

O lastreamento de emissões de CRIs com base no crédito imobiliário oriundo de "home equity" ainda não tem regulamentação específica, porém esta decisão favorável do colegiado da CVM, somada à ampliação do entendimento do que se enquadra como lastro para CRI, abre portas para outras emissões em condições semelhantes acontecerem no Brasil.

The content of this article is intended to provide a general guide to the subject matter. Specialist advice should be sought about your specific circumstances.