Na próxima semana a Intelijur reunirá na capital paulista líderes de importantes bancas jurídicas, e consultores para um dia de discussões acerca do planejamento estratégico e de marketing para bancas jurídicas. E todos afirmam categoricamente a importância dessas áreas para o desenvolvimento estratégico da advocacia no cenário atual. A seguir, o palestrante Pedro Freitas do renomado Veirano Advogados, expõe um pouco de seu posicionamento:

InteliJur - Planejamento estratégico e de marketing são foco do Veirano Advogados? Desde quando vocês valorizam essas técnicas e por quê? Pode nos dar exemplos de quanto essas ferramentas foram importantes para a evolução da banca?

Planejamento estratégico e de marketing sempre foram o foco do escritório. Obviamente que esses focos sempre foram trabalhados de acordo com as fases de amadurecimento e expansão ao longo dos 45 anos do Veirano. Hoje estamos vivendo um momento de maior profissionalização desses focos. Contamos hoje com uma diretoria executiva que auxilia a sociedade no planejamento estratégico e tomadas de decisão. Essa diretoria está otimizando e melhorando vários processos e sugerindo novas estratégias para o escritório. Quanto ao marketing, também estamos dando o passo seguinte. Nosso marketing sempre foi bastante focado em suportar os sócios em suas necessidades frente a clientes e para passar a mensagem do Veirano Advogados ao mercado. Agora, estamos refinando e profissionalizando a nossa área de marketing para atuar em inteligência de mercado e BD (desenvolvimento de negócios). Vejo como uma evolução desses focos juntamente com a evolução do escritório como um todo. Essa evolução só é possível porque planejamento estratégico e marketing sempre foram pontos de atenção da sociedade desde o início.

InteliJur - Qual a importância do planejamento estratégico para o setor jurídico? Quais ganhos são rapidamente percebidos? E quais, no longo prazo?

O planejamento estratégico é essencial para o setor jurídico. Principalmente quando tratamos de visão de futuro. Os mercados mudam rapidamente e nossos clientes enfrentam desafios a todo tempo em seus negócios. Assessorando nossos clientes, entendendo de seus mercados e os aconselhando juridicamente, sabemos o quão importante é a visão do futuro e o planejamento estratégico do negócio. Nós também, enquanto escritório de advocacia, devemos estar preparados para as mudanças em nosso setor, devemos estar a todo tempo monitorando o mercado, tecnologias, evoluindo de acordo com esse mercado e oferecendo nosso melhor aos clientes.

InteliJur - Como analisa o mercado brasileiro de escritórios de advocacia? É, em sua opinião, um setor que se preocupa com planejamento, gestão? Se não se preocupa, por que e como avalia isso? Quem se preocupa se destaca?

O mercado brasileiro de escritórios de advocacia vem se profissionalizando cada vez mais. Cada vez mais se percebe que é preciso pensar com estratégia, antecipar tendências ou pelo menos estar atualizado sobre elas e olhar para questões como promoção de diversidade mais ampla entre seus colaboradores, incentivo a ações de pro-bono de forma institucional, criar métricas de gestão para mensurar performance e conseguir atuar em pontos de oportunidades de melhoria... É um setor que há alguns anos atrás talvez estivesse um pouco atrás dos outros segmentos de mercado com a questão do planejamento e do cuidado com a gestão, mas hoje vejo que essa realidade já mudou e ainda está mudando para melhor. Obviamente os escritórios que cuidam da gestão e do planejamento estratégico têm mais condições para saber como se posicionar hoje para atingir os resultados que deseja no futuro, e isso é um destaque. Cada vez mais os escritórios de advocacia estão agindo nesse sentido porque já perceberam que é uma vantagem competitiva muito grande, pode mesmo passar a ser uma questão de sobrevivência no médio prazo. No Veirano isso é um consenso que foi se formando no decorrer do tempo. O que sabemos é que mesmo dando foco para planejamento e gestão, a melhoria contínua nunca deve parar. Estamos nesse passo.

InteliJur - Resuma a atuação do Veirano Advogados: quanto tempo no mercado, carteira de cliente, principais áreas de atuação, entre outras informações que considerar relevantes.

Somos um Escritório com 46 anos, com excelente reconhecimento e reputação no nosso mercado de atuação em todos os campos do Direito. Possuimos times especializados em praticamente todos os setores da economia, atendendo clientes de capital nacional e estrangeiro oriundo das mais diversas localidades no planeta. O Veirano possui quatro escritórios nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Brasília . O Veirano Advogados é reconhecido em vários rankings internacionais com premiações diversas, tanto para as áreas de prática jurídicas como para suas práticas de gestão.

InteliJur - Qual a importância de se organizar seminários como esse que abordam temas de planejamento estratégico e marketing para advogados?

Por tudo que já foi dito sobre planejamento estratégico na gestão dos escritórios, quanto mais essa importância for ressaltada, mais os escritórios brasileiros se profissionalizarão em sua gestão, os departamentos jurídicos agregarão maior valor às suas respectivas empresas e, assim, mais o mercado jurídico se fortalecerá. Discutir ferramentas de gestão utilizadas por outros setores, empresas, escritórios e apresentar casos de sucesso da aplicação dessas ferramentas, experiências que não funcionaram na forma esperada, enfim, debater e trocar experiências. Tudo isso é extremamente importante e contribuirá para a evolução do setor. Mas, acima de tudo, é uma oportunidade para aprender com a experiência e observações dos outros, conhecer novas ideias, modelos e pessoas, repensar alguns conceitos. Vivemos uma época de mudanças grandes e aceleradas, e vem mais por aí.

A Intelijur – Inteligência Jurídica é uma empresa de informação e relacionamento focada no mercado jurídico. Por intermédio do portal, reúne advogados de empresas (FDJUR), advogados de escritórios e prestadores de serviços, com notícias, informações e pesquisas. Através do Diretório Jurídico é possível que os departamentos jurídicos ou outros advogados interessados em prestadores de serviços jurídicos encontrem os escritórios com perfil ideal para contratação. Eles podem selecionar o perfil do escritório selecionado por localização, porte do escritório, áreas jurídicas de atuação e até por setores da economia que o escritório tenha expertise.

O FDJUR – Fórum de Departamentos Jurídicos – é o maior e mais completo fórum de relacionamento e discussão de boas práticas na gestão de departamentos jurídicos do País. Foi criado há dez anos como uma associação sem fins lucrativos e exclusiva para profissionais de departamentos jurídicos. Por intermédio de ampla rede de contatos, interage com mais de 10.600 profissionais de departamentos jurídicos em 4.887 empresas. Tem a missão de estimular e promover debates, estudos e pesquisas; investir no conhecimento técnico, além de valorizar, reconhecer e premiar as boas práticas de gestão na área.

The content of this article is intended to provide a general guide to the subject matter. Specialist advice should be sought about your specific circumstances.