Ministério de minas e energia elabora proposta para aprimoramento tecnológico da mineração brasileira

A Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral (SGM) do Ministério de Minas e Energia (MME) elaborou uma proposta para aprimorar o uso de tecnologias no sistema de produção das empresas de mineração no país. A ideia do governo é diminuir as diferenças de aplicação e uso de tecnologias no sistema de produção das companhias do setor.

Pela proposta, seria criada uma instituição de gestão técnica, que fará toda a governança e acompanhamento dos projetos de mineração. Essa entidade receberia diretrizes de representantes do setor produtivo, da academia e do governo.

O programa seria composto por três eixos: apoio a mineração em pequena escala; pesquisa desenvolvimento e inovação de minerais e processos alavancadores do desenvolvimento sustentável brasileiro; e projetos de P&D colaborativos.

Na avaliação do governo, o maior desafio agora é viabilidade financeira do programa, que tem sido debatida com outras instituições federais, incluindo possível celebração de acordos de cooperação técnica.

Fonte: Petronoticias

The content of this article is intended to provide a general guide to the subject matter. Specialist advice should be sought about your specific circumstances.