A mineradora Vale chegou a um acordo definitivo para adquirir a Ferrous Resources Limited por US$ 550 milhões, informou a empresa em comunicado nesta quinta-feira. A Ferrous possui e opera minas de minério de ferro localizadas em proximidade às operações da Vale na região do Quadrilátero Ferrífero, em Minas Gerais.

O presidente da Vale, Fabio Schvartsman, afirmou que a compra da Ferrous é exatamente o que a mineradora procura quando fala de "aquisição sinérgica". Schvartsman participa, neste momento, do Vale Day, encontro de investidores da empresa na Bolsa de Valores de Londres.

Segundo o executivo, a Ferrous adicionará quatro milhões de toneladas anuais de "pellet feed" de alta qualidade à produção da Vale. O "pellet feed" é matéria-prima para a produção de pelotas, mas que também é vendido separadamente no mercado como um produto de qualidade.

Schvartsman lembra que, logisticamente, a Ferrous – cujo controlador atual é o grupo Icahn Enterprises, do bilionário e investidor ativista americano Carl Icahn – tem a vantagem de se incorporar à infraestrutura já existente da Vale.

O diretor-executivo de ferrosos e carvão da Vale, Peter Poppinga, destacou que a Ferrous fica próxima da mina de Fábrica, da Vale, em Minas Gerais, o que vai proporcionar redução de custos na cadeia de produção pela sinergia das infraestruturas.

Poppinga explicou que atualmente a Ferrous produz cerca de três milhões de "sinter feed" (partículas maiores que a pellet feed) e de "pellet feed" com uma qualidade não muito alta, mas frisou que, com um investimento pequeno, de cerca de US$ 20 milhões, será possível transformar essa produção num volume de quatro milhões de toneladas anuais de "pellet feed" de alta qualidade. Segundo ele, atualmente há um déficit de 25 milhões de toneladas de pellet feed de alta qualidade no mercado.

A expectativa é que a transação seja concluída em 2019, sujeita à aprovação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Em coletiva de imprensa no Vale Day, em encontro de investidores da empresa realizado na Bolsa de Londres, Schvartsman afirmou que a companhia tem total confiança na aprovação da aquisição da Ferrous.

O executivo lembrou que o impacto no mercado com a aquisição será pequeno, e mesmo assim, "se houver" impacto. Ele destacou que atualmente a Ferrous já vende quase toda a sua produção para a Vale, que a comercializa.

Fonte: Valor

The content of this article is intended to provide a general guide to the subject matter. Specialist advice should be sought about your specific circumstances.