A estreita relação entre o empreendedorismo e Propriedade Industrial, bem como a necessidade de proteger intangível para rentabilizar a inovação; perseverança e trabalho de campo como bases do empreendedorismo, e os fatores que afetam o tempo para obter recursos com fundos de investimento, fazem parte das questões que foram abordadas na Webinar, "Chaves para o sucesso das empresas de base científica tecnologia ", que foi convidado Carolina Rio, CEO da Clarke, Modet & C ° Chile e envolvendo um número de empresários no Chile e no exterior.

O espaço liderado por Innittia e moderado por seu fundador, Fernanda Vicente, também participou o jovem empresário Hans Pieringer, CEO hoje de Fago Technologies, e Pablo Fernandez, gerente do Fundo de Larch VC., E procurou para decifrar os fatores relevantes eles fazem um baseadas na ciência empresas ou não bem sucedida, uma vez que o seu financiamento, desafios operacionais, modelos de negócios, a composição da equipe e as estratégias para divulgar a empresa ao público e relacionamento com as partes interessadas.

Durante a reunião virtual, Rio Carolina apresentou o sucesso cientista venture, empresário e inovador chileno Fernando Fischmann, com suas lagoas cristalinas projecto, como uma maneira de entender o valor da Propriedade Industrial ao transformar uma idéia em negócio, tornando-se um ativo intangível em algo comercializável.

A este respeito, o Rio Carolina explicou que o entendimento de que "A propriedade intelectual é um direito de propriedade e uma ferramenta que faz com que a propriedade não é negociável, é importante para definir a melhor estragia para dar valor ao intangível, e fazer que a inovação você pode gerar um retorno econômico. Nessa definição, o empreendedor não precisa apenas de identificar o tipo de activos, mas também o estado da arte eo resultado é que você começa a definir o tipo de proteção e alcance que serão processados ​​"também apontou que, como o empresário não tem a protecção adequada, você está desperdiçando seu talento. Um valor, neste caso, Fischmann desenvolvido com sucesso, não só pela sua estratégia de proteção, mas as vendas conseguindo mudar seu modelo de negócio, uma vez que não veio para vender sua inovação, mas sim convenceu seus clientes um valor acrescentado que deu-lhes os seus compradores se fosse parte da inovação, tornando-os mais competitivos.

No início de seu discurso, Pablo Fernandez, gerente do Fundo de Larch VC., Queria destacar a evolução e radical mudança que o empreendedorismo no Chile, na última década, como evidenciado na busca de programas e iniciativas diferentes, tanto em universidades, institutos e outras organizações. Em sua opinião isso é porque "tem gerado uma forte política pública nas mãos de instituições, e hoje é um outro nível de empresas que podem ser vistos, com as pessoas que estão fazendo patentes de tecnologia de classe mundial, que ele permite que os fundos com foco em tecnologia. Uma vez que as universidades têm entendido que a publicação de artigos não é a única maneira e há muitas outras oportunidades: Start-Up Chile é, na sua versão XV, existem incubadoras, espaço de co-trabalho, vários organismos que permitiram pouco pouco está a gerar uma mudança cultural a nível do país".

Além disso, Fernandez explicou que o Chile não tem indústria de Venture Capital, fundo de investimento está consolidada, não só em termos de fundos, mas para proporcionar um serviço de apoio aos empresários. "Capital de fundos de investimento de risco de entrar primeiros estágios tecnológicos, que são executados não são necessários apenas os riscos tecnológicos e comerciais. Há muitos empreendedores com ideias enormes que ainda não têm suporte para transformá-las em negócios ", problemática que eles estão apostando como um fundo de investimento.

Enquanto o Estado apoia os empresários, este apoio é para início e não o suficiente para o conselho ou apoiar o processo, o que diretamente entre o investidor privado, através de um apoio mais estratégico no processo.

Do ponto de vista do empresário, Hans Pieringer, fundador e CEO da Fago Technologies, StartUp dedicada ao desenvolvimento de produtos para o controle microbiológico para a indústria alimentar, explicou as principais dificuldades que teve para desenvolver seus negócios e a importância da aprendizagem nesse processo. "A ideia de negócio ocorre quando alguém está disposto a pagar por uma solução e quando isso acontece é porque você tem um problema real, às vezes a solução é super nova tecnologia, mas não é dirigida a quem realmente precisa. Quando começamos com a nossa ideia que saiu nos jornais, e estávamos super feliz, mas percebemos que o nosso produto não foi usada em que apontou, na prática, ninguém prestou para a nossa solução. É evidente que não tinha entendido o valor de mercado, então nós fomos à procura de fora para entender o que estávamos errados. Tínhamos trabalhado toda a nossa ideia do laboratório ".

Aprendizagem, inovação valeu a pena e teve uma evolução importante do Milkeeper nascido, aditivo alimentar que impede diarreia infecciosa em bezerros, faz o seu caminho para a internacionalização em pelo menos 5 mercados. Em um pensamento final sobre como você pode levar com baixo capital ser jovem e sem muita experiência, Pieringer compartilhado com assistentes virtuais precisam "se divertir, ficar humilde e ir para fora, para longe da zona de conforto, pois é a maneira de ter um contato com a realidade e discernir o que é importante investigar e quais não.


Clarke, Modet & Co - CHILE

Santiago de Chile
Huérfanos, 835, piso 10
Tel: +562 2433 6830
Email: info@clarkemodet.cl


The content of this article is intended to provide a general guide to the subject matter. Specialist advice should be sought about your specific circumstances.