Está se tornando cada vez mais complexo gerenciar funcionários para multinacionais, em todos os estágios do ciclo de vida do colaborador – de acordo com um novo relatório da TMF Group, provedora líder de serviços de suporte administrativo.

'Construindo um Quadro de Funcionários', parte do Índice Global de Complexidade Corporativa 2019, que analisou 76 diferentes jurisdições em termos de facilidade de se fazer negócios, revelou que metade (50%) das leis trabalhistas dos países é difícil de entender.

As principais descobertas incluem:

  • Empresas multinacionias enfrentam uma variedade de desafios quando se trata de recrutamento. Contratar funcionários antes de estabelecer legalmente uma entidade local é particularmente complicado – especialmente na região EMEA, onde isto é visto como "complexo" ou "extremamente complexo" na maioria das jurisdições. Uma vez estabelecida, contratar funcionários estrangeiros continua difícil globalmente; na verdade, quase duas vezes mais difícil que contratar alguém da sua jurisdição natal, com um índice de complexidade de 6,4 contra 3,6 na pesquisa.
  • Houve um grau de convergência em termos de pagamentos de funcionários. 89% das jurisdições que pesquisamos agora têm um salário mínimo; 87% oferecem licença maternidade remunerada; 84% oferecem férias remuneradas. Mas alguns elementos de remuneração de funcionários marcaram diferenças regionais. Por exemplo, a licença compartilhada de paternidade e maternidade é exigida em 63% das Américas, mas em apenas 33% da APAC. Enquanto isso, a APAC lidera em termos de provisão de pensões: deve-se oferecer um fundo em 79% de suas jurisdições, comparados a 63% nas Américas e 50% na EMEA.
  • Quase metade (45%) das jurisdições que pesquisamos reportaram que a legislação de folha de pagamento está sujeita a mudanças frequentes. O problema é especialmente grave na EMEA (mudanças frequentes acontecem em 55% das jurisdições) – ainda que seja relativamente estável na APAC (36%). 76% das jurisdições no mundo exigem que as empresas enviem dados de pagamento dos funcionários aos governos pelo menos uma vez ao mês.
  • Há uma grande disparidade na velocidade na qual as empresas podem demitir funcionários de baixo desempenho. Nas Américas, 52% das jurisdições permitem que as empresas encerrem contratos trabalhistas em menos de um dia. Na APAC, este número é de apenas 8% e na EMEA de 6%.

Anne Clifford, Head Global de RH e Folha de Pagamento da TMF Group comentou: "Regulações e relatórios estatutários que dizem respeito ao tratamento ético de trabalhadores e seus dados estão aumentando. No entanto, mesmo dentro das estruturas regulatórias, as interpretações variam de acordo com a localização, e os processos mudam. O resultado de tudo isso é uma maior complexidade. E para lidar com ela, as empresas precisam da flexibilidade e agilidade de lidar com a legislação trabalhista em constante e rápida mudança em todos os territórios onde operam – quer eles empreguem milhares de funcionários ou apenas um.

"Estamos entrando na era de 'compliance social', à medida em que legisladores se tornam mais poderosos nas escalas local e global. Nós vemos uma clara tendência na direção de empresas serem obrigadas a reportar dados mais granulares de funcionários, mais frequentemente. Ainda que estas mudanças tecnológicas possam melhorar a eficiência dos relatórios a longo prazo, deve haver um aumento da complexidade a curto prazo enquanto estes processos são implementados. Além disso, é questionável se a tecnologia será capaz de se manter em dia com a legislação em constante mudança."

"À medida em que as empresas se expandem e construem quadros de funcionários em novas jurisdições, elas devem estar completamente preparadas para os desafios e complexidades que encontrarão."

The content of this article is intended to provide a general guide to the subject matter. Specialist advice should be sought about your specific circumstances.