À medida em que as demandas de compliance crescem, o papel do secretariado corporativo se torna cada vez mais crucial, de acordo com um novo relatório da TMF Group, provedora líder de serviços de suporte administrativo.

' Conquistando a complexidade de Compliance local e global' é parte do Índice Global de Complexidade Corporativa 2019, que analisou 76 jurisdições no mundo em termos de facilidade de se fazer negócios. O relatório observou que, ainda que somente um quarto das jurisdições mundialmente requeiram um secretário corporativo legalmente, um número cada vez maior de empresas decide contratar este profissional devido às altas demandas de trabalho de compliance. Na maioria das jurisdições (69%), espera-se que as responsabilidades de secretariado corporativo aumentem nos próximos cinco anos.

As principais descobertas do relatório incluem:

  • Boa parte dos lugares mais difíceis para se constituir empresas estão na Ásia. 36% das jurisdições na Ásia-Pacífico não têm procedimentos claros de constituição de empresas; este número chega a 24% na EMEA e 21% nas Américas. Jurisdições onde se leva mais de 4 meses para se constituir uma empresa incluem Bolívia, Brasil, China, Costa Rica, Jamaica, Filipinas, Taiwan, Emirados Árabes Unidos e Venezuela.
  • Abrir uma conta bancária pode ser um processo surpreendentemente demorado para empresas estrangeiras. 95% das jurisdições reportam que a tarefa se tornou um processo longo e cansativo, com somente Chile, República Dominicana, Holanda e Nicarágua permitindo uma ação rápida.
  • Muitos países estão acelerando o processo de constituição de empresas por meio da digitalização; Na EMEA, 84% das jurisdições pesquisadas permitem ou requerem o envio eletrônico de documentos, comparados a 61% nas Américas e 50% na APAC.
  • Houve uma enchente de iniciativas de compliance supranacionais desenhadas para aumentar a transparência e elas estão rapidamente sendo aceitas globalmente. Por exemplo o Padrão Comum de Relatórios (Common Reporting Standard) – onde jurisdições participantes concordam em compartilhar informações sobre estrangeiros residindo em seus territórios em troca de informações sobre seus próprios cidadãos morando no exterior – foi aceito por 83% nas jurisdições pesquisadas. O Beneficiário Final (Ultimate Beneficial Owner), um registro que complementa estas iniciativas, opera em 64% das jurisdições globais.

Leila Szwarc, Head Global de Compliance e Serviços Regulatórios Estratégicos da TMF Group, comentou: "O Compliance é uma consideração estratégica importante para multinacionais. A falha deste pode resultar em 'mordidas regulatórias', uma vez que tanto reguladores nacionais quanto internacionais estão aplicando penalidades mais severas. O Compliance se tornou um exercício financeiro e de reputação.

"O papel do secretariado corporativo está mudando como parte desta maior ênfase e complexidade. Além disso, as empresas precisam de uma abordagem mais holística e reconhecer que o compliance demanda tanto uma estratégia global quanto um conhecimento local. Mais e mais empresas estão buscando assistência no desenvolvimento de tais estruturas, especialmente em jurisdições onde obter o conhecimento e expertise necessários é mais desafiador. Empresas que reconhecem onde precisam de suporte e endereçam o que está envolvido nisso estão melhor posicionadas para ter sucesso neste mundo cada vez mais complexo de regras, regulações e penalidades."

Faça o download do relatório

Para mais informações, por favor entre em contato com:

Damian Kerr, Diretor de Comunicações Corporativas, TMF Group
damian.kerr@tmf-group.com

The content of this article is intended to provide a general guide to the subject matter. Specialist advice should be sought about your specific circumstances.