Jurisdições em todo o mundo estão criando leis e sistemas de contabilidade e impostos mais rápidos e mais eficientes a fim de atrair empresas multinacionais – mas quem está fazendo isso, como e a que velocidade?

O Relatório de Contabilidade e Impostos do Índice Global de Complexidade Corporativa da TMF Group – que foi composto por uma pesquisa que abrangeu 76 jurisdições – destaca as tendências que afetam regulações e processos de contabilidade e impostos e como elas estão se saindo localmente nos principais territórios.

1. Digitalização

A tecnologia está melhorando a eficiência e a transparência. Canais digitais para envio de documentos de contabilidade e impostos, conferência e auditoria de dados estão em alta em todo o mundo. No entanto, transações via papel continuam comuns em muitas jurisdições.

2. Harmonização

A maioria das jurisdições se alinhou com padrões e práticas internacionais, incluindo relatórios país a país e regras de preços de transferência. Os GAAP locais (Generally Accepted Accounting Principles, ou Princípios Contábeis Geralmente Aceitos) ainda são mais prevalentes que os IFRS (International Financial Reporting Standards, ou Padrões Internacionais de Relatórios Financeiros).

3. Mudança em relacionamentos entre autoridades e empresas

As autoridades fiscais estão se ajustando às regras que governam as operações de negócios em uma tentativa de criar ambientes mais favoráveis aos negócios. Ainda que as auditorias sejam compulsórias para todas as empresas em somente 17% das jurisdições, a maioria delas aplica penalidades severas para empresas que não estiverem em compliance com as regulações fiscais.

4. Evolução de políticas fiscais

Muitas jurisdições estão ajustando seus impostos para gerar receita adicional, "guiar" comportamentos societários e criar alinhamentos com normas internacionais. Por exemplo, Qatar e Bahrein estão no processo de se juntar às 167 jurisdições que aplicam IVA a compras. Em outros lugares, novos impostos desenhados para lidar com problemas sociais e ambientais estão se multiplicando.

Como se manter atualizado

Princípios internacionais de contabilidade e impostos estão se padronizando cada vez mais, mas este processo não será um caminho fácil para multinacionais. A maneira pela qual regulações supranacionais são lançadas diferem em seu escopo e interpretação e requerimentos regulatórios locais complicam o cenário ainda mais. A solução ideal é trabalhar com um parceiro de contabilidade e impostos que possa oferecer tanto a consistência de estruturas globais quanto uma expertise local.

O Relatório de Contabilidade e Impostos do Índice Global de Complexidade Corporativa 2019 analisa uma pesquisa conduzida entre especialistas da TMF Group em contabilidade e impostos em 76 jurisdições. Faça o download dele aqui.

Precisa de mais informações? Entre em contato conosco hoje mesmo.

The content of this article is intended to provide a general guide to the subject matter. Specialist advice should be sought about your specific circumstances.