A advogada criminalista e professora de Processo Penal da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) Marta Saad é a nova sócia de Veirano Advogados. Junto com seu time do Saad Gimenes Advogados Associados, formado pelos sócios André Mendes Machado e Luciana Louzado, além de dois advogados e duas estagiárias, Marta chega para dar nova dimensão ao nosso aconselhamento estratégico envolvendo responsabilidade penal.

Segundo Marta, “os casos penais ganharam outro nível de complexidade desde as mudanças legislativas de 2013. Por mais competente que seja em sua especialidade, o criminalista atualmente precisa contar com a colaboração eficiente de outros especialistas de alto nível para que os clientes sejam bem atendidos”.

Fundado em 2003, o Saad Gimenes é um valioso parceiro desde 2017, com o qual estabelecemos bem-sucedida colaboração no atendimento a questões criminais complexas, incluindo casos de grande repercussão. A crescente afinidade entre os profissionais de Veirano e Saad Gimenes, somada ao contexto de combate à criminalidade econômica e organizada no Brasil e no exterior, evoluiu para um processo natural de integração com a vinda de Marta, André, Luciana e equipe ao Veirano.

O sócio gestor Ricardo Veirano traduz o movimento como um “ambicioso projeto de criar uma prática de white-collar realmente pioneira no Brasil, nos moldes do que se vê em mercados mais amadurecidos”.

Nossa prática de penal empresarial passa a contar com 12 profissionais baseados em São Paulo e no Rio de Janeiro, todos dedicados a prestar a melhor advocacia criminal a clientes corporativos, empresários e executivos. Com profundidade técnica verdadeiramente diferenciada e grande experiência acumulada, nosso time pode atuar em qualquer tipo de demanda criminal, em especial nos casos de alta complexidade, muitas vezes transnacionais, atuando em parceria próxima com outras áreas de prática e com escritórios estrangeiros.

As sinergias com outras áreas são muito promissoras, contemplando integridade corporativa (compliance), regulação em geral, direito antitruste, ambiental, proteção de dados e tributário, dentre outras frentes.

Marta Saad é graduada na Universidade de São Paulo (USP), onde desde 2009 é professora concursada. Possui Doutorado e Mestrado em Direito Processual Penal pela mesma universidade. É também pós-graduada em Direito Penal Econômico e Europeu pela Universidade de Coimbra. Autora da obra “O Direito de Defesa no Inquérito Policial”, publicada pela editora Revista dos Tribunais, e de inúmeros artigos, Marta atuou como assessora no Gabinete do Ministro Cezar Peluso no Supremo Tribunal Federal no período de 2005 a 2008 e foi presidente do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM) entre 2011 e 2012.

Com graduação e Mestrado em Direito Processual Penal pela USP, André Augusto Mendes Machado é autor da obra “Investigação Criminal Defensiva” e coautor das obras “Sigilo no Processo Penal” e “Crime Organizado - Aspectos Processuais”, todas publicadas pela editora Revista dos Tribunais

Luciana Zanella Louzado graduou-se na USP e é pós-graduada em Direito Penal Econômico e Europeu pela Universidade de Coimbra e em Direito Processual Penal pela Escola Paulista da Magistratura. É coautora da obra “Código Penal Interpretado: Artigo por Artigo, Parágrafo por Parágrafo”, publicado pela editora Manole.

Para Marta, “o Veirano nos recebe com o melhor que poderíamos esperar — sofisticação jurídica em todas as áreas de prática, ampla rede internacional, reconhecimento do mercado, um excelente projeto cuidadosamente construído e uma estupenda forma colaborativa de trabalhar que já tivemos a satisfação de vivenciar”.

Ricardo acrescenta que “com este movimento inovador nos posicionamos um passo à frente da concorrência no atendimento de demandas estratégicas de white-collar”.

The content of this article is intended to provide a general guide to the subject matter. Specialist advice should be sought about your specific circumstances.