Profissionais de contabilidade e impostos que estão trabalhando para empresas multinacionais continuarão a enfrentar desafios significativos à medida em que a tendência para uma maior harmonização no compliance e regulações globais continua a fraquejar, revela um relatório da TMF Group, provedora líder de serviços internacionais de suporte administrativo a empresas.

O ' Relatório de Contabilidade e Impostos da TMF Group', parte do Índice global de Complexidade Corporativa 2019, que analisou 76 diferentes jurisdições em todo o mundo em termos de facilidade de se fazer negócios, revelou que enquanto "pequenos passos" estão sendo tomados na direção de uma conformidade global, as práticas locais de contabilidade e impostos continuam a influenciar grandemente as decisões e modelos operacionais de empresas.

Os achados mostram, por exemplo, que enquanto 77% das jurisdições implementaram leis que se alinham com a Iniciativa de Combate à Erosão da Base Tributária e à Transferência de Lucros da OCDE, em pouco mais da metade delas ainda é mais comum utilizar os GAAP locais (Generally Accepted Accounting Practices, ou Princípios Contábeis Geralmente Aceitos). É importante notar que somente 28% das jurisdições no mundo aderem às regras do IFRS (International Financial Reporting Standards, ou Padrões Internacionais de Relatórios Financeiros).

Estas diferenças continuam a apresentar grandes complexidades e possíveis problemas para empresas com operações globais, com um prospecto de "penalidades severas" em 83% das jurisdições para aqueles que não estiverem em compliance com regulações fiscais, de acordo com nossa pesquisa.

Uma das razões citadas para este desalinhamento foram os diferentes compromissos e prioridades das autoridades relevantes em relação a criar o equilíbrio correto entre alinhar seus impostos com padrões internacionais de forma que as empresas vejam suas jurisdições como economias bem desenvolvidas e atrativas, e, ao mesmo tempo, buscar investidores oferecendo impostos e incentivos competitivos.

Entre as disparidades destacadas no relatório estão:

  • Em 67% das jurisdições há uma política de tolerância zero com relação à prorrogação de prazos para o pagamento de impostos e envio de relatórios estatutários. O outro terço tem um sistema mais flexível implementado.
  • O aumento de canais digitais está sendo percebido em todo lugar – ainda que as políticas de envio eletrônico de documentos fiscais variem significativamente. Somente 28% das jurisdições na EMEA requerem a emissão de notas fiscais eletrônicas, enquanto esta obrigatoriedade é observada em 46% dos países na APAC e 67% nas Américas, onde Argentina e Brasil estão liderando a implementação de emissões eletrônicas de notas fiscais.
  • E, ainda que muitas multinacionais costumem escolher realizar auditorias em todos os países onde operam, estes procedimentos são obrigatórios somente em 17% das jurisdições.

"Em todo o mundo, nós vemos pequenos passos sendo tomados na direção da padronização de princípios de contabilidade e impostos, " comenta Emine Constantin, Head Global de Contabilidade e Impostos na TMF Group. "No entanto, baseando-se na experiência de legislações supranacionais, qualquer que seja a extensão da convergência, a realidade para as empresas é que elas ainda precisarão lidar com diferentes regulações em diferentes países.

"Entender os ambientes locais de negócios deve ser uma prioridade para qualquer multinacional. A profundidade de variações entre fronteiras impacta não somente o custo das operações comerciais como também determina quais sistemas e processos implementar e os tipos de qualificações profissionais necessárias. "

Sobre a TMF Group

A TMF Group é a provedora líder de serviços de suporte administrativo para a expansão internacional de negócios. Com times coesos de cerca de 7.800 experts locais – presentes em mais de 80 localizações – nós somos a única empresa do mundo que oferece a combinação de serviços fiduciários, de secretariado corporativo, contabilidade e impostos e RH e folha de pagamento, essencial para o sucesso de empresas que estão investindo, operando e se expandindo em múltiplas jurisdições. Nós sabemos como desbloquear o acesso a alguns dos mercados mais atrativos do mundo – não importando o quão complexos eles possam ser – de maneira rápida, segura e eficiente. É por isso que mais de 60% das Fortune Global 500 e da FTSE 100 e quase metade das 300 maiores empresas de private equity trabalham conosco. Nós tornamos um mundo complexo simples. www.tmf-group.com

Para mais informações, por favor entre em contato com:

Damian Kerr, Diretor de Comunicações Corporativas, TMF Group
damian.kerr@tmf-group.com

The content of this article is intended to provide a general guide to the subject matter. Specialist advice should be sought about your specific circumstances.